Praias limpas, céu quase sempre azul, segurança nas ruas, qualidade de vida. A natureza exuberante e as oportunidades de negócios em várias áreas têm feito com que a Flórida seja uma verdadeira segunda casa para milhares de brasileiros. No entanto, uma das dúvidas comuns de quem ainda não se decidiu sobre o investimento é sobre os custos para se manter uma imóvel na Flórida. Saiba tudo sobre o assunto agora e veja por que esse é um empreendimento que vale a pena.

Custos para se manter um imóvel na Flórida: o que tem que ser pago?

Assim como no Brasil, os Estados Unidos também têm seus impostos e taxas, claro. E, assim como no Brasil, os custos para se manter um imóvel na Flórida também são a Property Tax (equivalente ao nosso Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o condomínio. Ou seja, nada muito diferente daqui.

Portanto, fazer o cálculo dos custos para se manter um imóvel na Flórida é até bastante fácil. O IPTU na Flórida é de cerca de 1,8% o valor do imóvel ao ano.

Dependendo do local do estado, assim como em nossos municípios, esse percentual varia um pouquinho. Mas não muito – muito menos como em algumas regiões brasileiras.

No município do Rio de Janeiro, por exemplo, a Prefeitura mudou a forma de cálculo do IPTU a partir de 2018. Com isso, mais de 270 mil imóveis passarão a pagar imposto. Em alguns casos o aumento pode chegar a 80%.

Já o condomínio varia de acordo com os serviços oferecidos pelo edifício e com a quantidade de unidades. A diferença é que em muitas casas em Orlando e apartamentos em Miami, alguns serviços – como água, esgoto, TV a cabo e seguro estrutural – já estão inclusos no valor do condomínio.

Uma base para esses valores fica entre 0,60 e 0,80 por sqft – que, dividindo por a metragem por 10,7, você tem a conversão em metros quadrados.

Outros valores que entram no cálculo dos custos

No cálculo dos custos para se manter um imóvel na Flórida deve-se contar com dois seguros. Um deles, o estrutural, como já vimos geralmente está incluído no valor da taxa condominial.

Mas o seguro de responsabilidade civil, não. Este sim, varia um bocado em relação à região, mas é possível calcular um valor médio de US$ 1 mil ao ano.

Se a ideia não for morar nos Estados Unidos, os cálculos dos custos para se manter um imóvel na Flórida devem incluir também a administração do imóvel.

O percentual vai depender da administradora escolhida, claro, já que a expertise dos funcionários e a consolidação da marca no mercado são super importantes.

Além disso, o valor também vai depender dos serviços contratados, que podem variar de acordo com a sua necessidade. Se uma única empresa ficar responsável por toda a administração do imóvel na Flórida, sai mais barato do que fazer cada item de form autônoma, por exemplo.

As property managers podem ficar responsáveis pela limpeza e reparos, divulgação e portais imobiliários e captação de clientes, entrega das chaves aos locatários e outros serviços.

De forma geral, os custos com as empresas administradoras ficam em torno de US$ 150 por mês mais uma comissão que gira entre 15% e 30% sobre o valor do imóvel alugado.

Investimento pode se autossustentar

É bom lembrar que um imóvel comprado na Flórida como investimento – ou de veraneio e que é alugado apenas nos períodos ociosos – pode ele mesmo cobrir todas essas despesas.

Como proprietário que mora no Brasil e mantém a administração do imóvel em uma imobiliária especializada na Flórida, o retorno do seu investimento pode tanto pagar grande parte do financiamento quanto suprir essas e outras despesas mensais.

O valor bruto de rentabilidade anual de uma casa alugada em Orlando, por exemplo, costuma ficar entre 10% e 12% do valor do imóvel.

O lucro com a locação, por outro lado, depende de alguns fatores, como a taxa de ocupação, características de atração do imóvel, valores das diárias e uma boa administração.

Um property manager eficiente saberá comercializar a casa ou apartamento de forma a maximizar a taxa de ocupação, captando e fidelizando clientes, e ainda corrigindo os valores das diárias de acordo com o mercado.

Dessa forma, é bastante provável que os custos para se manter um imóvel da Flórida acabem sendo pagos pelo próprio investimento.

Quer saber mais sobre os custos para se manter um imóvel na Flórida? Converse com os corretores especializados da Legacy Plus Realty e descubra o melhor investimento para o seu perfil!