tecnica de home staging

 

Não é preciso ser profissional para saber que vender imóveis não é uma tarefa muito fácil. Afinal, por melhor que ele seja, é uma transação que envolve uma grande soma em dinheiro. A procura pode ser grande, mas também é grande a oferta. É preciso então criar diferenciais que encantem os compradores em potencial. Foi pensando nisso que uma corretora americana idealizou o home staging, uma técnica que acelera o tempo de venda de forma impressionante. O sistema se tornou tão eficiente e rentável, que hoje 90% dos imóveis americanos são vendidos dessa forma. Veja agora o que é e como usar a técnica de home staging para vender seu imóvel.

Veja por que usar a técnica de home staging para vender seu imóvel muito mais depressa

O home staging é uma forma de preparar o imóvel de forma que ele se torne mais atraente, como uma vitrine. Mas se você pensou em decoração, se enganou. O home staging usa a decoração, mas na verdade é uma estratégia de marketing. E chega até a ter uma “fórmula”: marketing+merchandising+design+psicologia.

E é tão eficiente que, segundo pesquisa da National Association of Realtors (NAR), quem usa a técnica de home staging para vender seu imóvel acelera o tempo de venda em até 50% e ainda o valoriza em até 15%.

Desde que foi criado na década de 70, o modelo faz tanto sucesso que é uma verdadeira indústria em ascenção. Hoje há profissionais especializados – os home stagers – que trabalham em parceria com os corretores.

A ideia é facilitar a visão do comprador como seu futuro lar. Para isso, o espaço precisa ser aconchegante, atraente e funcional, mas totalmente despersonalizado.

Despersonalizar o ambiente: regra nº1 do home staging

A primeira técnica de home staging para vender seu imóvel é despersonalizar completamente o ambiente. Retire tudo o que for referência aos antigos moradores ou a algum gosto pessoal. O local precisa ficar limpo de individualidades, como uma página em branco que será reescrita.

Retire objetos pessoais, fotografias, quadros e qualquer coisa que atraia a atenção do futuro comprador. Desapareça, principalmente, com objetos que possam gerar algum tipo de polêmica. Qualquer coisa que remeta a religião, time de futebol, política ou sexualidade, por exemplo, deve desaparecer da vista.

Nada de bangunça

O segundo passo é acabar com a bagunça. Nada de objetos pessoais, brinquedos, roupas ou qualquer coisa fora do lugar. Lembre-se a casa deve parecer uma vitrine, tanto na hora da produção das fotos para divulgação quanto na visita.

Usar a técnica de home staging para vender seu imóvel significa também produzir ambientes se ele estiver vazio. O ideal é contratar os serviços de um profissional. Geralmente têm parcerias com lojas de móveis e decoração para criar espaços aconchegantes. Mas nada é vendido junto com o apartamento, por exemplo. Tudo retorna à loja de origem depois do negócio fechado.

Atenção à iluminação ambiente

Use espelhos para ampliar ainda mais os cômodos. Portas e janelas devem deixar a luz natural entrar, mas dê um toque acolhedor com a luz artificial. A combinação de ambas é fundamental na técnica de home staging para vender seu imóvel.

A dica, aqui, é usar lâmpadas amarelas. As brancas não transitem sensação de conforto. Complete com pontos de luz indireta, como abajures pelos cantos. E os deixe acesos mesmo durante o dia.

Para completar, nada como um cheirinho gostoso pela casa. O truque é colocar alguns cookies ou bolo para assar uns 15 minutos antes do cliente chegar. Aproveite e faça um cafezinho fresco e ofereça um lanche um pouco antes da visitação acabar.

Por que a técnica de home staging para vender seu imóvel é tão importante

O home staging traz muitos benefícios para todos os envolvidos na venda. A técnica realmente reduz pela metade o tempo que a casa fica à venda e ainda eleva o valor real em até 15%. Além disso, os imóveis com home staging também ganham mais destaque nos portais imobiliários. A melhor qualidade das fotos atrai muito mais compradores em potencial.

Mas se o proprietário ganha em velocidade e no aumento do valor, o corretor também. Além de mais velocidade nos seus negócios e uma comissão mais alta, ele está agregando um diferencial ao seu trabalho. Assim o profissional oferece serviços diferenciados e fideliza seus clientes.

Agora já sabe por que a técnica de home staging para vender seu imóvel faz tanto sucesso no exterior. Aproveite as dicas e acelere suas vendas!

Quer saber mais sobre o assunto? Ainda ficou alguma dúvida? Compartilhe sua sugestão conosco aqui nos comentários!